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TRABALHO EM UNIVERSOS HÍBRIDOS, ANALÓGICO-VIRTUAIS. TRANSFORMAÇÕES DAS
RELAÇÕES DE TRABALHO E DO DIREITO
desenvolvido e entendido. O metaverso envolve essa transição de cá para lá,
de lá para cá, nos dois subuniversos (analógico e virtual). São as tais pontes
mencionadas por Goodrich.
A metapresença não chega a ser uma presença? É mais do que uma
telepresença? Seria mais do que uma presença? A presença num ambiente
de metaverso tem uma potência superior à telepresença em vários aspectos.
A possibilidade de influência (boa ou má) do estar-no-ambiente virtual não
gera dúvidas. Há jogos eletrônicos que trazem advertências para pessoas
epilépticas, por exemplo, para as quais a sucessão rápida de imagens/cores/
variações de luz pode disparar gatilhos de crise. A imersão num ambiente
de metaverso potencializa as vias de sugestão. Expor-se metapresencialmente
envolve, portanto, riscos de diferentes espécies.
A comparação com a presença física também é relevante. Sob
muitos aspectos, a metapresença propicia práticas e interações que a presença
física não facilita. Por outro lado, os eventos metapresenciais submetem-
274 se a regras de registro (persistência) plenas e imanentes, uma característica
que a presença física não tem. O estar-presente fisicamente só é persistido
por ação externa ou interna, excepcionalmente. A persistência não é uma
propriedade da presença. No próximo subitem, aprofunda-se essa noção.
Assim, e quando isso for relevante, a metapresença é superior à
presença. Pela proposta do metaverso, estar metapresente significa ter um
registro indelével da presença em cada instante: uma historicidade sem
quebras, escolhas ou relevâncias.
3.9 Privacidade, permanência (persistência) e impermanência,
historicidade, cadeia de custódia, superhiperconexão
A decisão de entrar no metaverso é de cada um. Mas a sensação
atual, dada pela duplicidade de vidas que fascina as pessoas (vejam-se as
redes sociais), é que a opção de estar só no mundo físico vai estreitar-se cada
vez mais. Algumas propriedades do viver virtual merecem realce.
Quando a ONU alça a conexão à internet à condição de direito
humano fundamental , significa que a humanidade (ser um humano)
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42 NONATO, Alessandro A. Maia. O acesso à internet é um direito fundamental? Disponível