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TRABALHO EM UNIVERSOS HÍBRIDOS, ANALÓGICO-VIRTUAIS. TRANSFORMAÇÕES DAS
          RELAÇÕES DE TRABALHO E DO DIREITO

          atrás dessa esperança, não vêm apenas investidores ingênuos. Enormes
          bigtechs também estão direcionando seus investimentos para a área, à
          medida que instrumentos tecnológicos vão permitindo emular aspectos
          da  vida real no  virtual.  Economia,  interação,  patrimônio, vaidades:
          das criptomoedas aos NFTs (non-fungible tokens), passando pela
          possibilidade de dar persistência aos eventos (Block Chain), tudo aponta
          para a hibridização cada vez maior da vida.
                  Nosso foco são as relações de emprego nesses novos universos e muitas
          perguntas avultam sobre: local de trabalho, legislação aplicável à relação
          e foro competente para dirimir os litígios, pessoalidade, subordinação,
          continuidade, onerosidade, jornada. Questões mais profundas, curiosas e
          aparentemente importantes também surgem: (i) qual a  força de trabalho
          vendida pelo empregado para o metaverso? (ii) o que é que a poderosa
          tecnologia busca no homem, para construir um metaverso, que ela não é
          capaz de emular? (iii) que tipo de consequências existem para o corpo físico
          num trabalho no metaverso? E para a mente? (iv) quais os limites para a
    266   garantia de privacidade do metatrabalhador? (v) que amplificações do poder
          disciplinar e de controle precisarão ser dadas ao empregador para garantir
          a continuidade do negócio e permitir o cumprimento das obrigações de
          resguardo de informações assumidas com os respectivos clientes?

                  Essas perguntas fazem sentido a partir do instante em que se tem
          uma noção mais fundamentada do metaverso.


          3.3 Origens e inspirações: os “MMOs”. Dupla contingência

                  Os  Massively Multiplayer Online (MMOs) são um gênero de
          jogos eletrônicos em que centenas ou milhares de jogadores, conectados via
          internet, “presentes” num espaço virtual, vão construindo o enredo do jogo
          com suas ações/jogadas .
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                  Nos MMOs, busca-se a emulação do mundo real. Os jogadores
          podem interagir, organizar-se para jogar combinando esforços/ações, ou
          atuar individualmente (lobo solitário). Os cenários vão se alterando com
          as ações dos jogadores (players), exigindo rearranjos tático-estratégicos

          32  GOLDENBOY, Felipe. O que é MMO? Disponível em: <https://canaltech.com.br/games/o-
          que-e-mmo/.>. Acesso em: 28 jan. 2023.
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