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TRABALHO EM UNIVERSOS HÍBRIDOS, ANALÓGICO-VIRTUAIS. TRANSFORMAÇÕES DAS
RELAÇÕES DE TRABALHO E DO DIREITO
atrás dessa esperança, não vêm apenas investidores ingênuos. Enormes
bigtechs também estão direcionando seus investimentos para a área, à
medida que instrumentos tecnológicos vão permitindo emular aspectos
da vida real no virtual. Economia, interação, patrimônio, vaidades:
das criptomoedas aos NFTs (non-fungible tokens), passando pela
possibilidade de dar persistência aos eventos (Block Chain), tudo aponta
para a hibridização cada vez maior da vida.
Nosso foco são as relações de emprego nesses novos universos e muitas
perguntas avultam sobre: local de trabalho, legislação aplicável à relação
e foro competente para dirimir os litígios, pessoalidade, subordinação,
continuidade, onerosidade, jornada. Questões mais profundas, curiosas e
aparentemente importantes também surgem: (i) qual a força de trabalho
vendida pelo empregado para o metaverso? (ii) o que é que a poderosa
tecnologia busca no homem, para construir um metaverso, que ela não é
capaz de emular? (iii) que tipo de consequências existem para o corpo físico
num trabalho no metaverso? E para a mente? (iv) quais os limites para a
266 garantia de privacidade do metatrabalhador? (v) que amplificações do poder
disciplinar e de controle precisarão ser dadas ao empregador para garantir
a continuidade do negócio e permitir o cumprimento das obrigações de
resguardo de informações assumidas com os respectivos clientes?
Essas perguntas fazem sentido a partir do instante em que se tem
uma noção mais fundamentada do metaverso.
3.3 Origens e inspirações: os “MMOs”. Dupla contingência
Os Massively Multiplayer Online (MMOs) são um gênero de
jogos eletrônicos em que centenas ou milhares de jogadores, conectados via
internet, “presentes” num espaço virtual, vão construindo o enredo do jogo
com suas ações/jogadas .
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Nos MMOs, busca-se a emulação do mundo real. Os jogadores
podem interagir, organizar-se para jogar combinando esforços/ações, ou
atuar individualmente (lobo solitário). Os cenários vão se alterando com
as ações dos jogadores (players), exigindo rearranjos tático-estratégicos
32 GOLDENBOY, Felipe. O que é MMO? Disponível em: <https://canaltech.com.br/games/o-
que-e-mmo/.>. Acesso em: 28 jan. 2023.