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S. Tavares-Pereira

              continuados dos vários jogadores. É como viver: o ambiente incontrolável,
              lá de fora, demanda constantes ajustes comportamentais das pessoas. Em
              primeiro lugar, a presença atuante, imediata e concomitante dos jogadores
              que gera a reflexividade – o que eu faço reflete-se no ambiente, para todos
              os demais jogadores. Além disso, transporta-se para o ambiente virtual a
              propriedade da abertura causal típica dos ambientes humanos marcados
              pelos sentidos. A dupla contingência, no sentido luhmanniano, é evidente:
              minha ação depende de sua ação! E o jogo começa com a ação de alguém.
                       Para Max  Weber, a dupla contingência apresenta-se quando o
              agente, na prática de uma ação racional, precisa superar duas incertezas:
              uma quanto ao objetivo buscado e outra quanto aos meios de alcançá-lo.
              Toda ação racional baseia-se na superação dessas duas incertezas. Niklas
              Luhmann aproveitou a ideia de base de Weber e a customizou na sua teoria
              geral dos sistemas sociais. Dois agentes, numa interação – o sistema básico
              dos sistemas sociais –, em geral fazem suas ações dependerem das ações do
              outro. Isso ocorre nas organizações e na sociedade em geral, entre todos os
              sistemas. Os subsistemas componentes ajustam-se ao entorno contingente   267
              (acoplam-se). Isso caracteriza a maleabilidade e a não determinação dos
              sistemas sociais e vem da abertura causal/estrutural dos sistemas psíquicos.

                       Essa busca da emulação do social, oriunda dos jogos eletrônicos
              multiplayers, pode ser tomada como inspiração para o metaverso.
              Never Winter  Nights, de 1991, foi o primeiro jogo do gênero em
              ambiente gráfico, e atualmente há muitos, representando uma indústria
              de bilhões de dólares de faturamento/ano. Em geral, nos MMOs, cada
              jogador se personaliza. Aparecem no jogo, então, personagens com
              diferentes poderes, habilidades etc. Em material de aula distribuído pelas
              professoras Díaz Aloy e Tânia Mota , há uma cronologia que demonstra
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              a gênese da ideia e do termo e que menciona vários jogos eletrônicos,
              inclusive o famoso second life.


              3.4 Transdisciplinaridade. Direito e muitas outras ciências em ação


              33  ALOY, Viridiana Díaz; OLIVEIRA, Tânia Mota. El metaverso y su impacto en el derecho
              laboral. Buenos Aires, AR. UBA – Universidade de Buenos Aires. 6 jan. 2023. Apresentação
              de Microsoft Power Point. 12 slides. Color. Aula do Curso para Doutoramento em Direito do
              Trabalho. Slide 2.
                                                                    a
                                           Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 12  Região | v.27 n. 36 2024
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