Page 140 - Revista TRT-SC 036
P. 140

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: UM DIREITO FUNDAMENTAL

          de empresas terceirizadas, vizinhas ou conexas que possam trazer riscos
          desconhecidos ao seu meio ambiente de trabalho.

                  Nesse plano de gestão e controle de riscos é de extrema relevância a
          elaboração de protocolos de atendimento à saúde mental com o objetivo de
          nortear o diagnóstico e as formas de condução das situações de adoecimento
          e transtornos mentais no âmbito da empresa.



          5 A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO HUMANIZADA

                  Para construir e manter um ambiente saudável e seguro, que
          venha a promover a saúde mental, inicialmente, é necessária uma mudança
          de postura dos gestores, a forma de comunicação desses gerentes com
          suas equipes pode agravar muito o quadro de ansiedade e depressão dos
          trabalhadores e trabalhadoras.

                  Deve-se ressaltar que
    140                    uma comunicação agressiva, despropositada, além de ser caracterizada
                           como assédio moral, também pode causar negativamente no
                           trabalhador, ou trabalhadora, sensações psíquicas e emoções negativas
                           que, certamente, acabaram impactando a sua saúde mental.
                  Para isso, a empresa deve-se preocupar em escolher bem seus
          prepostos e gerentes. É importante ressaltar que, para ser um bom
          gerente, faz-se necessário um treinamento rigoroso, de competências
          comportamentais, que está ligada a comportamentos, atitudes e
          sentimentos do líder com seus liderados.
                  Existem muitas empresas que pagam fortunas na Justiça do
          Trabalho pelo mau comportamento, pelas atitudes negativas e exageradas
          dos seus gerentes. Por isso, importante, não só para os trabalhadores, mas
          também para a empresa, manter um corpo gerencial preparado para respeitar
          os seres humanos que lideram. Um bom treinamento dos gerentes evita o
          agravamento da crise e dos problemas de saúde dos trabalhadores.

                  Outra atitude que a empresa deve tomar para diminuir os riscos
          psíquicos do meio ambiente de trabalho é a criação de protocolos para lidar
          com os transtornos mentais. É importante que as pessoas envolvidas com o
          trabalho, sejam gerentes ou trabalhadores em geral, estejam preparados para
   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145