Page 454 - Revista TRT-SC 036
P. 454
ATUAÇÃO DA EJUD12 NA CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO:
COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
a EJUD12 é responsável pela formação de magistradas, magistrados,
servidoras e servidores, com um público de mais de 1.700 alunos.
Trata-se de coletivo altamente qualificado do ponto de vista do
nível de instrução formal, mas bastante heterogêneo no que concerne à
visão de mundo, eis que muito sujeito às disputas ideológicas que perpassam
nossa sociedade.
Nesse quadro, uma das prioridades da atual direção da EJUD12,
e que guiará a revisão do Projeto Político Pedagógico, é a construção de
um ambiente que inspire a segurança psicológica nos alunos, de maneira
que todas e todos se sintam acolhidos e respeitados, independentemente
de suas singularidades.
Por outro lado, a Escola Judicial tem firme compromisso com
as políticas de promoção da equidade, combate à discriminação e às
desigualdades, cujo fundamento está no pacto político consubstanciado
na Constituição Federal de 1988 e que, como tal, dispensa maiores
454 divagações.
Ocorre que uma significativa parte dos alunos demonstram
resistência às políticas de promoção da equidade, pois esse tema também
foi atingido pela polarização política que, dentre outros efeitos deletérios,
dificulta de sobremaneira o debate público por desqualificar de antemão a
perspectiva que apresenta um ponto de vista diferente.
Logo, um dos grandes desafios atuais da Escola Judicial é fazer
a mensagem da equidade chegar até esses grupos resistentes, bem como
permitir que eles se sintam à vontade para expressar, com respeito, sua visão
de mundo.
Consciente do tamanho desse desafio, a EJUD12 identificou
na data de 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher, uma oportuna
ocasião para colocar em prática esse projeto de formação em equidade de
gênero. Para nossa alegria, o evento obteve enorme êxito, a ponto de ter
alcançado o recorde de participantes em toda história de quase 20 anos da
Escola Judicial.
No presente artigo, pretendemos compartilhar um pouco dessa
experiência.